top of page

REGULAMENTO DA LBX 

LIGA BARBACENENSE DE XADREZ

 

Art. 1° - A Liga Barbacenense de Xadrez é dividida em categorias e naipes (masculino e feminino). A definição destas categorias especificamente para cada etapa fica a cargo dos organizadores, de acordo com o número de inscrições.

Parágrafo Primeiro: Na categoria Escolar, os enxadristas poderão ser divididos pelo ano matriculado, também de acordo com o número de inscrições para a etapa.

Parágrafo Segundo: O critério para divisão em categorias deve seguir a seguinte base:

I – Estudantes do Ensino Fundamental;

II - Estudantes do Ensino Médio;

III – Livre.

Parágrafo Terceiro: Na categoria Livre não haverá divisão de naipes.

Parágrafo Quarto: As categorias poderão ser alteradas pelos organizadores antes do início do torneio, sempre com base no número de inscritos (as).

Parágrafo Quinto: Os enxadristas inscritos na categoria Escolar deverão estar uniformizados com a camisa da escola que representam.

 

Art. 2º - Os enxadristas menores de idade deverão apresentar uma autorização dos pais para participar da temporada da LBX, ficando ressaltado que as responsabilidades advindas da não apresentação desta autorização serão exclusivamente dos pais.

 

Art. 3º - A Liga Barbacenense de Xadrez terá sede em Barbacena, mas poderá realizar etapas e seletivas em cidades vizinhas.

 

Art 4º - Regularmente, a temporada da Liga Barbacenense de Xadrez terá cinco etapas. Ao final de cada temporada, os melhores de cada categoria disputarão uma etapa extra, denominada Divisão Especial, mesclando as categorias. A definição da quantidade dos melhores será feita pelos organizadores, para viabilizar a Divisão Especial.

Parágrafo Único: A Divisão Especial não terá divisão de Naipes, mas será dividida em duas classes: Classe A, para jogadores da categoria Livre e do Ensino Médio; Classe B, para jogadores do Ensino Fundamental.

 

Art. 5º - As etapas serão disputadas seguindo o sistema suíço de emparceiramento, com cinco partidas e 15 minutos com 10 segundos de acréscimo em cada lance com relógio digital e 20 minutos de reflexão no relógio analógico para cada enxadrista.

Parágrafo Único: Os relógios serão acionados simultaneamente para o início da rodada. O jogador que não se apresentar para o início do jogo terá seu relógio acionado. Encerrado o prazo, ele será considerado ausente e perderá a partida.

 

Art. 6º - As datas e horários das etapas serão divulgadas pelos organizadores, preferencialmente, um calendário anual, porém com a possibilidade de alterações em face da disponibilidade de local, entre outros fatores.

 

Art. 7º - As inscrições serão feitas previamente, via Rede Mundial de Computadores, até as 23h59mins do dia anterior, marcado para ser realizada a etapa. Não haverá inscrições no dia da etapa.

Parágrafo Primeiro: O endereço eletrônico para inscrições será divulgado pela Coordenação da LBX, devendo cada participante preencher o formulário.

Parágrafo Segundo: Será cobrada uma taxa de participação, a ser definida e divulgada a cada etapa. O pagamento desta taxa de inscrição será feito até 30 minutos antes do início previsto para a etapa. Após este prazo, a inscrição será indeferida e o jogador será excluído da etapa.

Parágrafo Terceiro: O enxadrista será eliminado da temporada se realizar a inscrição prévia e não comparecer em duas etapas, ressalvados os casos com justificativas apresentadas à Coordenação da LBX.

 

Art. 8º - O enxadrista deverá observar as regras a seguir:

I - Será considerado “eliminado” o enxadrista que se ausentar por duas rodadas consecutivas;

II – É proibido distrair ou incomodar qualquer atleta adversário de qualquer maneira, aí incluído oferecimentos de empates repetidas vezes e reclamações sem cabimento;

III - É expressamente proibido opinar na partida alheia;

IV – O pagamento da taxa deverá ser comprovado em até 30 minutos antes do início da etapa;

V - Durante a partida e dentro da área dos jogos é proibido usar telefone celular e outros aparelhos eletrônicos mesmo sendo no silencioso. Se o aparelho emitir algum som ou luz, o jogador será considerado derrota na partida que estiver jogando;

VI – Terminada a partida, imediatamente os jogadores devem deixar a área reservada para os jogos;

VII – As partidas seguirão as regras da Federação Brasileira de Xadrez. Não serão permitidos lances irregulares;

VIII – O competidor poderá levar seu próprio relógio. Seu uso fica condicionado à concordância do adversário;

 

Art. 9º – No caso de igualdade na pontuação final entre dois ou mais jogadores, serão utilizados sucessivamente os seguintes critérios de desempate:

Sistema Suíço (Número igual ou maior do que 7 jogadores)

a) Confronto direto

b) Median Buchholz;

c) Buchholz;

d) Maior número de vitórias;

e) Maioria negras.

Sistema Round-Robin(Número menor do que 7 jogadores)

a) Sonneborn-Berger

b) Número de vitórias

At. 10º – A premiação será em medalhas para os cinco primeiros da categoria livre, 3 primeiros colocados Ensino médio, 3 primeiros colocados Ensino Fundamental e as 3 primeiras colocadas no feminino geral a cada etapa;

Parágrafo Primeiro: Cada enxadrista terá seu Rating

A LBX (Liga Barbacenense de Xadrez) contará com um rating local, onde os jogadores que nela disputarem, terão um rating inicial de 1700 pontos e posteriormente dos torneios LBX disputados serão calculados os novos ratings de acordo com sua performance no torneio.

A pontuação por aluno seguirá o seguinte critério:

1º colocado: 13 pontos

2º colocado: 9 pontos

3º colocado: 7 pontos

4º colocado: 5 pontos

5º colocado: 4 pontos

6º colocado: 3 pontos

7º colocado: 2 pontos

8º colocado: 1 pontos

 

Parágrafo Segundo: Cada enxadrista terá seu Rating

A LBX (Liga Barbacenense de Xadrez) contará com um rating local, onde os jogadores que nela disputarem, terão um rating inicial de 1700 pontos e posteriormente dos torneios LBX disputados serão calculados os novos ratings de acordo com sua performance no torneio.

 

Art 11 – A LBX – Liga Barbacenense de Xadrez poderá se associar a outra Ligas da Região, podendo ser criada uma etapa Especial, ao final de cada temporada, envolvendo as várias ligas, que terá seu regulamento próprio.

 

Art 12 – A Comissão Organizadora da LBX é soberana em suas decisões.

 

Barbacena, março de 2018 

Liga Barbacenense de Xadrez (fundada em julho de 2017 por Ricardo Lúcio Salim Nogueira; Wagner Afonso da Silva; Romualdo Santarosa; e Ialex Campos).

bottom of page